Eleições, Black Friday e a Copa do Mundo.

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Eleições, Black Friday e a Copa do Mundo.

Enquanto os brasileiros se preparam, ansiosos e polarizados, para o ato democrático mais importante da sua história recente, os atacadistas e varejistas estão a postos para abocanhar a maior fatia possível dos mais de R$6 bilhões de reais que deverão ser negociados na Black Friday de 2022.

Os números atraem todos os mercados e devem se apresentar melhores que no último ano quando, de acordo com informações da Neotrust, o e-commerce nacional cresceu 5,8%, com o faturamento geral chegando à casa dos R$ 5,4 bilhões.

No ano passado, o principal desafio foi compreender o comportamento dos consumidores que, em 2020, geraram o grande ‘boom’ das compras digitais, pois as lojas físicas sucumbiram com a pandemia, a quarentena e o isolamento social.

No dia 25 de novembro, data da edição deste ano, a maior dificuldade dos lojistas, está em conseguir driblar o efeito da ‘Copa do Mundo’ e manter o foco do seu consumidor nos seus produtos, efetuando as vendas e atingindo as metas previamente estabelecidas. 

Efeito Copa: Levantamento da Criteo, empresa de marketing global, registrou, já em setembro, um crescimento de 155% nas vendas de home-theaters em comparação ao mesmo período de 2021.

Valor Investe – 25/10/2022

Se o evento mundial do futebol já obriga uma série de ações baseadas na sabedoria mercadológica, imagine então que ela ocorrerá após 3 semanas do dia em que conheceremos o nosso futuro presidente e os governadores dos 12 estados que restam.

Além do risco de passar despercebido, com tantos acontecimentos, eventos e informações, há o agravante com a notória insegurança do mercado, com as muitas especulações sobre a inflação, sobre o câmbio e, até mesmo, sobre a democracia pós-eleições.

Com esse cenário, os atacadistas e varejistas devem buscar a criatividade e a ousadia nos seus anúncios, diversificando as plataformas de atuação publicitária e assim se diferenciando da concorrência. Também é importante apostar nas estratégias de marketing que já deram resultados nas edições anteriores, pois serão elas que garantirão o patamar mínimo do sucesso desejado. As empresas que se prepararam e fizeram o dever de casa durante o ano todo, com certeza sairão na frente. Para as demais, o tempo urge, as variáveis e as dificuldades são muitas, e o resultado pode não ser agradável.

Bom voto, boas vendas e que venha o Hexa!


Autor:
Mateus de Aquino
Fundador da Creatività Comunicação